EMU 04

Plano para Gestão e Compartilhamento de Uso do Equipamento Multi-Usuário (proc. FAPESP 2022/15765-1)

1 Introdução

Objetiva-se com este Plano de Gestão e Compartilhamento de Uso do EMU, descrever as políticas e regras para gerenciamento de uso, manutenção, treinamento para seu compartilhamento efetivo com a comunidade interna e externa a USP.

O equipamento será instalado nas dependências do Laboratório de Engenharia Térmica e Fluidos (LETeF) do Departamento de Engenharia Mecânica (SEM) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP).

2 Equipamento Multiusuários

Sensor de Fibra Óptica de Temperatura ODiSI 7101 fabricado pela Luna Inc.

2 Comitês

O Comitê Gestor tem como responsabilidade zelar pelo bom funcionamento do equipamento multiusuário, estabelecendo procedimentos, normas e estratégias para sua utilização e compartilhamento. A composição desse comitê poderá ser renovada de comum acordo pelo próprio Comitê Gestor, excluindo os membros do Comitê de Usuários, sendo composto pelos seguintes membros:

Comitê gestor:

  • Coordenador: Prof. Gherhardt Ribatski (EESC-USP)
  • Profa. Débora Carneiro Moreira (EESC-USP)
  • Prof. Arthur Vieira da Silva Oliveira (EESC-USP)

O comitê de usuários é composto por membros da comunidade acadêmica que representam o perfil dos potenciais usuários dos equipamentos solicitados. O Comitê de Usuários será constituído por especialistas em Engenharia Mecânica e sua composição poderá ser renovada pelo Comitê Gestor se solicitada por qualquer um dos membros. Este comitê é composto pelos seguintes membros:

Comitê de usuários:

  • Coordenador: Prof. Carlos de Marqui Jr. (EESC-USP)
  • Prof. Assoc. Alessandro Roger Rodrigues (EESC-USP)
  • Prof. Tit. Renato Goulart Jasinevicius, (EESC-USP)

Equipe técnica:

  • Eng. Jorge Nicolau dos Santos (Servidor PROCONTES  vinculado ao Departamento de Engenharia Mecânica e à Central Multiusuário Térmica e Fluidos CMU-LETeF)

3 Normas de utilização

  1. Os equipamentos adquiridos através desta solicitação serão disponibilizados para uso pela comunidade científica da UNESP, USP, UNICAMP, ITA e de outras unidades de ensino e pesquisa dentro do Estado de São Paulo, assim como pela comunidade externa à científica, que tenha interesse no uso de tal equipamento.
  2. Definem-se como Usuários, o usuário proponente da proposta de pesquisa e o usuário operador. Entende-se como usuário proponente: pesquisadores doutores de instituições de ensino e pesquisa, institutos e centros de pesquisa públicos; pesquisadores doutores de instituições de ensino e pesquisa, institutos e centros de pesquisa privados.
  3. Usuários internos caracterizam-se por indivíduos que desenvolvam pesquisas vinculadas ao projeto temático FAPESP (Processo nº 2022/15765-1) ao qual a aquisição deste equipamento está relacionada. Estes usuários podem ter acesso ao EMU por meio de agendamento. Usuários externos são indivíduos que não tenham vínculo de pesquisa com o projeto temático FAPESP (Processo nº 2022/15765-1), e neste caso a utilização do equipamento será possível mediante aprovação da proposta pelo Comitê Gestor. Essas informações estarão disponíveis nos sítios da internet da Escola de Engenharia de São Carlos -USP e do grupo de pesquisa em transferência de calor (HTGR) (http://www.heatgroup.eesc.usp.br/). 
  4. Os equipamentos multiusuários solicitados devem ser operados dentro dos limites dimensionais e operacionais fornecidos pelos fabricantes nos manuais do usuário.
  5. Cabe ao usuário proponente apresentar a proposta de pesquisa a ser desenvolvida bem como indicar os usuários operadores. Entende-se por usuário operador os pesquisadores e alunos de pós-graduação indicados pelo usuário proponente para a realização dos experimentos. O usuário proponente é o responsável e responde pelo usuário operador. O usuário proponente poderá atuar como usuário operador da proposta.
  6. A submissão de propostas ocorrerá em fluxo contínuo através do e-mail ribatski@sc.usp.br, e deve conter informações dos usuários (proponente e operador; contendo e-mail e telefone para contato; modelo Súmula Curricular FAPESP) e Proposta de Pesquisa (detalhamento da proposta baseado no projeto de pesquisa; descrição do experimento e medidas a serem realizadas; resultados prévios; tempo de equipamento pretendido; período disponível para a realização das medidas; outras informações que possam facilitar a análise da proposta).
  7. Detalhes do equipamento multiusuário poderão ser obtidos no site da Escola de Engenharia de São Carlos e do grupo de pesquisa em transferência de calor da EESC-USP (HTRG)  (http://www.heatgroup.eesc.usp.br/ ).  
  8. A análise da proposta será realizada pelo Comitê Gestor e seu resultado será comunicado ao proponente exclusivamente por mensagem eletrônica. Tanto os usuários internos quanto externos deverão seguir o mesmo procedimento para submissão de propostas. O Comitê Gestor poderá solicitar informações adicionais caso julgue necessário. O Comitê Gestor poderá negar a solicitação, se houver entendimento que o uso proposto poderá causar danos ao equipamento e/ou não atender sua finalidade de uso.
  9. Cabe ao usuário proponente todo o ônus financeiro para viabilizar a realização dos experimentos (transporte, hospedagem, alimentação, insumos etc).
  10. Cabe ao usuário proponente a responsabilidade pelo uso correto dos equipamentos e manutenção das condições de ordem e organização das dependências do laboratório. Danos causados aos equipamentos por descuido, desleixo, uso inapropriado ou uso incorreto serão de responsabilidade do proponente da proposta de pesquisa, o qual será notificado de sua responsabilidade quando do encaminhamento da concessão do uso do equipamento pelo Comitê Gestor.
  11. O usuário proponente deve agradecer à FAPESP (Processo 2022/15765-1) e à EESC-USP em qualquer divulgação científica (congressos, artigos científicos e outros) em que constem resultados obtidos através do uso do EMU e comunicar ao Comitê Gestor, fornecendo a referência bibliográfica completa.
  12. Todas as condutas de boas práticas laboratoriais com estrita obediência às normas de segurança deverão ser adotadas.